quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS

Por Renan Andrade – CAGECO (IFsuldeMinas)

Após a criação da lei 6.938/81 muitas mudanças foram se concretizando no cenário nacional em questão ao meio ambiente, pois o Brasil dava um grande passo em busca da sustentabilidade com a criação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Este propunha o fortalecimento das leis já existentes, Institucionalização de órgãos de fiscalização, execução, e deliberação para uma melhor gestão dos recursos naturais e proporcionar melhor qualidade de vida para todo cidadão deste país.
Nada disso teria efetividade se não houvesse profissionais voltados à área, seria o mesmo que construir uma padaria e não ter padeiro, enfim, nessa premissa muitos cursos ligados ao meio ambiente foram criados e um deles é o de Gestão Ambiental.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS-Inconfidentes foi criado em 2008 pelo então Diretor Geral Claudino Ortigara, e tem como objetivo a necessidade de formar um profissional empreendedor, preparado para orientar e desenvolver projetos ambientais no campo e na cidade que visem a organização para enfrentar as dificuldades ambientais causadas pela população. Em um meio onde os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos, ameaçando a capacidade de suporte do planeta, justifica-se a formação deste profissional em Gestão Ambiental. (PPC 2010).
Nosso curso tem duração de Três anos (Seis semestres) e uma carga horária de 2710h sendo parte desta carga horária de formulação e defesa de TCC e parte também de estágio e defesa deste.
O tecnólogo e gestão ambiental deve ter as competências de desenvolver um pensamento reflexivo sobre a atividade criadora e o saber científico, bem como, desenvolver ações de preservação, recuperação e controle da qualidade da água, do ar e do solo, com espírito empreendedor preocupado com as questões sociais e com a preservação do meio ambiente.
Além disso, o profissional deve ter embasamento multidisciplinar, associando conhecimentos básicos em diversos campos das Ciências de administração, agronômica, biológica e ambiental com formação especializada na área de controle e conservação de recursos ambientais, com vias ao desenvolvimento e adaptação de tecnologias adequadas visando garantir a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
Assim também, ser um agente de informação e mudanças, que proporcione interação entre as ações antrópicas e os processos ambientais objetivando o desenvolvimento sustentável na agropecuária, com o equilíbrio das relações homem-ambiente proporcionando ação harmônica com a natureza e conseqüentemente melhoria na qualidade de vida.(PPC 2010)
Mas como todo curso não é assim a mil maravilhas, temos nossas dificuldades principalmente no que tange nossa grade que sempre está em modificações para atender as necessidades do CREA, principalmente, que é o conselho que nossos professores acreditam ser o melhor caminho para nós tecnólogos. Mas sinceramente vejo uma grande falta de responsabilidade social e ambiental por parte deste conselho que não enxerga o Gestor Ambiental como profissional habilitado a atender as necessidades modernas e muitas vezes isso por questão de nomenclatura e falta responsabilidade também por parte do INEP e MEC que autorizam um curso de grande valor a sociedade mas não se preocupam como este profissional irá trabalhar após o termino deste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário