quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O curso de Gestão Ambiental da USP - EACH

Por Clara – CASESA (EACH)
Gestão 2010- "Pra não dizer que não falei das flores”

O curso de gestão ambiental da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH-USP), apresenta uma série de debilidades não inatas, mas desenvolvidas a partir de um processo deficiente do surgimento da própria EACH, que resultaram em problemas que nos atingem ano após ano.
O ciclo básico sofreu muitas alterações que foram impostas pela direção sem qualquer consulta ou consentimento de estudantes e professores e apresenta-se, hoje, como um conjunto de disciplinas desconexas entre si e desarticulada entre os cursos, afastando-se cada vez mais da realização de sua proposta de formação abrangente e interdisciplinar. As constantes mudanças da grade assim como excesso de pré-requisitos presentes nesta, durante os primeiros anos de curso fazem emergir ano após ano dificuldades para o seu seguimento em período ideal, havendo, por isso, muitos veteranos em situação de jubilamento por tempo de curso. O excesso de disciplinas nos semestre e a ausência de optativas resultam, por um lado, na redução do aproveitamento escolar e por outro, no condicionamento dos estudantes a uma grade engessada, restringindo, portanto, nossa formação da mesma maneira como uma linha de produção origina sempre o mesmo produto.
Estas deficiências junto aos problemas da própria EACH, que conta com quadro relativamente pequeno de funcionários em função da quantidade de estudantes, ausência de laboratórios, equipamentos , recursos para aulas de campo, biblioteca defasada entre outros muitos, são resultado de um processo complexo que vão desde a atuação do governo até a organização dos professores do curso.
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