quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Construindo um Programa Universitário de Educação Ambiental para o Campus “Luiz de Queiroz”

Renata Bergamo Caramez

Há algumas décadas, surgiu e vem se fortalecendo um movimento global em prol de uma transformação da consciência coletiva humana. Uma percepção diferenciada, que tem apresentado a matéria contemporânea de valorização do meio ambiente a todos os atores sociais da humanidade, e que está presente aqui, no campus da USP de Piracicaba, em São Paulo, Brasil, Mundo.
Na particularidade do nosso campus “Luiz de Queiroz”, o cenário é retrato muito bem tirado de todo esse movimento mundano. Arrisco dizer que é um movimento forte em meio a uma realidade dura, dura feito rocha, e que a imprecisos olhos pode parecer intransponível. Às vezes, até soa desanimador, outras, o desânimo ecoa em inovações, borbulhões de idéias, vontade de reanimar, continuando a saga de movimentar. E assim a rocha vai virando areia, silte, argila.
De modo que, é sábio se atentar a complexidade por onde transita a matéria ambiental. Será que conceitos como de sustentabilidade e educação ambiental estão de fato sendo incorporados num sentido mais profundo e transversal?
É nesse sentido que acreditamos que não se trata apenas de uma nova matéria, emergida de uma demanda social, e sim de transcender a visão, no desenvolvimento de um novo olhar para o conjunto de matérias que compõem nossa realidade universitária, nossos coletivos e nossas individualidades. Dessa forma, pensando em expandir o campo da subjetividade superficial, nos atiramos em águas mais fundas onde habita a objetividade da prática, na tentativa de estimular que muitos outros olhares possam se abrir para a realidade atual.
Através da reflexão da importância de atingir, difundir e, sobretudo exercitar tal nova visão foi iniciada a construção do Programa Universitário de Educação Ambiental do Campus “Luiz de Queiroz” (PUEA), que pretende estimular a incorporação da Educação Ambiental em todas as linhas de ação do campus, promovendo assim uma ambientalização do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão praticada cotidianamente na instituição.
A primeira etapa desse processo de construção ocorreu na forma de um evento de três dias (12, 13 e 14 de agosto) aberto a toda a comunidade, interna e externa, e que teve participação de cerca de 120 pessoas. Palestras e uma Mesa-Redonda deram início à reflexão sobre a ambientalização das instituições de ensino superior. Posteriormente, ocorreram oficinas de reflexão onde foram levantadas discussões sobre o cenário da educação ambiental no campus hoje, as iniciativas existentes e as principais dificuldades evidenciadas; sugestões de propostas para a inserção da educação ambiental na instituição e formas de viabilizá-la; e a disposição dos participantes em participar desse processo de construção.
Surgiram diversos questionamentos referentes aos caminhos que as Universidades vem trilhando para elaborar seus planos de sustentabilidade e da necessidade da inserção da educação ambiental na pesquisa, ensino, extensão e gestão. Existem ações e propostas muito animadoras neste sentido e que podem ser fortalecidas pelo momento histórico e disposição das pessoas em construí-lo.
Avaliamos essa etapa como muito positiva e de grande ânimo e contribuição para a construção do PUEA. Ao final do encontro foram formados os grupos de aprofundamento da Educação Ambiental na Gestão, Ensino, Pesquisa e Extensão, que tem se encontrado para dar continuidade à elaboração do documento de apresentação do programa. A meta é entregarmos o documento estruturado até o final deste ano.
Está acontecendo. Todos ainda podem contribuir! Basta ficar atento às datas das reuniões dos grupos de aprofundamento que estão sendo divulgadas no campus, ou entrar em contato com a Secretaria Executiva do Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus “Luiz de Queiroz” para mandar suas dúvidas, sugestões, críticas, apoio, idéias...
A próxima Reunião Geral do PUEA será realizada no dia 25/09 (sábado) às 9h, no Departamento de Ciências Florestais (LCF / ESALQ).

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