domingo, 26 de setembro de 2010

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural

Por Denis Rodrigues de Oliveira


Discutir as idéias sobre desenvolvimento rural em um retrospecto de 50 ou 60 anos não é tarefa fácil. Isso porque muitas foram as abordagens econômicas e políticas que predominaram nesse período, resultando em grande diversidade de opiniões e pensamentos a respeito do mundo rural. Contudo algumas idéias tiveram considerável predominância, estando presente em debates de estudiosos, governantes e da sociedade interessada de maneira geral.
Alguns trabalhos estrangeiros apresentam de maneira cronológica as mais importantes abordagens sobre o tema do desenvolvimento rural. No Brasil essa discussão tem alguns aspectos muito parecidos com as opiniões internacionais, sendo que fica difícil a mensuração da influencia sofrida pela literatura nacional dos trabalhos desenvolvidos no exterior.
Segundo Ellis e Biggs. (2001), os temas que predominaram nas discussões sobre desenvolvimento rural foram a modernização e a dualidade da economia nos anos 50, 60 e 70; crescimento da produção e eficiência nas pequenas propriedades vigorando entre as décadas de 60 e 2000; abordagens sobre processos, participação e descentralização a partir dos anos 80 até os atuais e abordagens de meios de vida sustentáveis, discussões que se iniciaram na segunda metade da década de 80 e perduram também até os dias de hoje. É preciso ressaltar que as tendências de pensamentos sobre o desenvolvimento rural co-existiram no tempo e que, as idéias não surtiram efeitos práticos no exato momento de seus surgimentos e tampouco foram imediatamente substituídas pelas novas tendências, que apareceram com o decorrer dos anos. Assim temos, por exemplo, que as idéias sobre meios de vida sustentáveis que são amplamente discutidas atualmente, tiveram seu inicio nos debates há pelo menos duas décadas e que as idéias de economia dual e priorização da pequena propriedade conviveram juntas por um bom tempo.
Já para Navarro (2001), destacam-se dois momentos em que o termo desenvolvimento ganhou notoriedade nas discussões entre pensadores, atores sociais diversos, formuladores de políticas públicas e governantes. O primeiro momento se iniciou no período pós-guerra e perdurou até o final dos anos 70, esse período se caracterizou pela polarização do mundo em dois modelos de sociedade e forte crescimento econômico. Nesse contexto, a possibilidade de desenvolvimento baseado nos “anos dourados” da expansão capitalista, transformou radicalmente o modo de vida de algumas sociedades em vários âmbitos e, o desenvolvimento rural, entendido como um sub-tema do desenvolvimento passou a ser parte integrante e fundamental das políticas governamentais, interesses sociais e debates teóricos daquela época.

Clique aqui para continuar lendo esse artigo. (O artigo foi disponibilizado para download porque o blogspot não permite a transferência de tabelas e notas para a postagem, o que desconfigurava o artigo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário