segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Gota d'água

Por Antonio Rodrigues de Oliveira

Associação dos Moradores de Monte Alegre

Assembléia Popular


Sou formada de h2o, vivo me transformando em vapor, gelo e liquido.

Quando estou na forma de vapor sou nuvem; quando gelo sou solido, faço parte das calotas polares e grandes altitudes nos picos das montanhas, é muito comum eu estar em forma de cubos nas forminhas das geladeiras; mato a sede dos seres vivos, faço crescer as plantas, quando estou na forma liquida, sou os rios, oceanos , nascentes, vertentes, córregos cachoeiras, lagos, sou chuva.

Não bastando estas minhas características, estou também presente no progresso do homem e nas suas invenções, nos seus acertos e erros, na alegria e na dor.

No progresso do homem estou presente em quase todos os processos; estou na comida, nos transportes, maquinas e no seu cotidiano.

Mas com todas estas minhas formas de existência não estou sendo levada a serio pela raça humana. Usam - me nos inumeráveis processos industriais, misturando-me a dejetos, em seguida sou despejada em canais de esgotos, que vão para os rios e mares, comprometendo lençóis freáticos e aqüíferos, comprometendo não o homem mas também o ecossistema do nosso planeta.

Depois de milênios me usando de forma errada, finalmente o homem resolveu cuidar melhor da natureza e reverter o processo destrutivo , aprimorando medidas sócio –ambientais.

Contudo existem aqueles que querem levar vantagem e arrumam subterfúgios no intuito de serem os defensores da natureza, degradam matas ciliares e tentam construir sobre as nascentes, estações de tratamento de esgotos, como aconteceu no bairro monte-alegre.

Como vocês já devem ter deduzido, eu sou a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário