segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Editorial

Equipe O Marreco

Chegamos a nossa 4º edição. Lá se vai mais um ano e sempre nesse período costuma-se refletir sobre os avanços ao longo dos últimos 12 meses. Para os editores do Jornal O Marreco, trata-se de uma vitória completar um ano nesse projeto.

A idéia surgiu no finalzinho de 2009, era uma promessa, porém algo muito complexo para o Centro Acadêmico de Gestão Ambiental (CAGeA). Assim, algumas pessoas aleatórias, que nem faziam parte da instituição, resolveram abraçar o projeto. Aos trancos e barrancos fomos produzindo, vencendo cada dificuldade e a maior vitória, com certeza foi manter a periodicidade proposta.

A atuação de diversos colaboradores e editores que passaram foi muito marcante. Pessoas entusiasmadas que ajudaram a dar a cara do Jornal, as diretrizes básicas até haver uma mínima consolidação. Aos poucos fomos nos estruturando e agora esse processo sente terras cada vez mais firmes embaixo dos pés.

As perspectivas para 2011 são bastante motivadoras, assim como os desafios de sustentabilidade logística do projeto. Manter O Marreco em atividade é algo que vai além do trabalho cotidiano do CAGeA, pois quem abastece esses espaços (tanto o jornal impresso quanto o blog) são estudantes e comunidade em geral, não apenas os editores. Quando não houverem mais textos, quando os cidadãos não necessitarem mais de espaços como esse para compartilhar informações e reflexões, acaba a função deste periódico nesse formato.

A conquista da consolidação estrutural d’O Marreco visa intensificar a proposta de aproximação da sociedade e da universidade, contemplando também aspectos teóricos, reflexivos e práticos da Gestão Ambiental, enquanto curso e enquanto ferramenta técnica e política. A participação ao enviar materiais, traz um momento de reflexão do assunto proposto. Quanto mais houver esse fomento de atividades políticas, seja ela pessoal ou coletiva, aumentamos a criticidade, mobilizando até um plano de potencializar algum tipo de ação. E aí sim, estaremos contribuindo de forma significativa para a sociedade.

Quando o acesso a informação se transforma num processo educativo, gerando reflexões, temos a abertura para a mobilização e transformação de uma realidade. Essa é a utopia para 2011, ser um canal de comunicação participativo fomentando a construção de uma sociedade sustentável ambientalmente e socialmente.

Sugestões e críticas metodológicas são bem vindas. Mais “mãos” para contribuir com o processo também. Lembramos que estamos ainda no começo e essas diretrizes ainda são um objetivo e não necessariamente uma realidade. A proposta é em 2011 aproximar ainda mais essas utopias, com a participação cada vez maior de todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário