sábado, 13 de fevereiro de 2010

Política de convivência na ESALQ

Informe dos últimos acontecimentos referentes à nossa ação contra o Regimento Interno da ESALQ e em Defesa de uma Política de Convivência

“Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...

Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer”

Nos últimos anos, foram marcantes os momentos nos quais os estudantes da ESALQ se organizaram em torno das reivindicações estudantis: A luta pela reabertura do CV e da Atlética, na construção dos projetos pedagógicos e da reformulação da grade curricular dos cursos, contra os decretos do Serra e mais recentemente contra o Regimento interno da ESALQ.
Essa última luta se deu primeiramente na construção de uma postura dos estudantes da ESALQ em negar o regimento interno da ESALQ por não ser construído de forma conjunta com toda comunidade esalquena e por negligenciar os problemas históricos existentes no campus no qual os estudantes sempre buscaram torná-los público. Dessa forma, propomos uma comissão formada pelos representantes dos CAs e Das para a construção de uma Política de Convivencialidade para ser apresentada como contraproposta na reunião da congregação. Essa política era pautada na resolução dos problemas que o campus apresenta e na construção conjunta dessas soluções junto com professores, estudantes e funcionários.
Essa Política foi construída pela comissão, porém não conseguimos colocá-la como pauta da reunião da congregação de dezembro, porém nessa mesma reunião os estudantes presentes reivindicaram para que essa pauta fosse lançada para a reunião de março para que haja tempo possível de discutí-la e porque as reuniões de dezembro, janeiro e fevereiro são em geral defasadas, não abrangendo a representatividade dos três segmentos ali representados.
Conseguimos!!!! Adiamos a pauta para fim de março. Mas isso nos coloca mais um desafio de nos mobilizarmos até lá entorno desse debate,reunindo o maior número de pessoas possíveis, inclusive aqueles que ingressarão na ESALQ semestre que vem. Por isso, nossa caminhada não acaba, muito pelo contrário, começa uma nova etapa de estudo, luta e mobilização. Por isso, convocamos todos e todas para continuar esse processo.
E por falar nas vitórias dos estudantes, na quarta teremos uma macarronada no CV para comemorar a abertura dele e colocarmos todos a par do processo em Defesa de Nossa Política de Convivência na ESALQ. Seguiremos...

Comissão de Elaboração da Política de Convivencialidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário