sábado, 13 de fevereiro de 2010

O movimento estudantil nacional da Gestão Ambiental

“O Homem coletivo sente a necessidade de lutar...” Chico Science e Nação Zumbi"

Há 3 anos surgiu o embrião. Como todo embrião, era pequeno, multiforme e não tinha muita noção de “mundo”. Mas foi crescendo rápido, graças às inúmeras mães e pais que lhe dedicaram toda atenção e carinhos que eram necessários para se ter um filho sadio e forte. Observando agora toda essa gestação, percebo como cresce rápido um rebento com ânsia de viver e me vem um certo orgulho de seu desenvolvimento. Foi assim o início do movimento nacional de articulação dos estudantes de Gestão Ambiental, que, com cerca de 10 pessoas e inúmeras reuniões aos fins de semana no Parque da Água Branca em São Paulo, abrange hoje boa parte do território nacional.
Era (e é) necessária a regulamentação da nossa profissão. Esse foi o mote inspirador para que o grupo, formado por representantes da ESALQ, EACH, UNICID e SENAC, iniciassem a discussão para formar uma associação brasileira que tivesse força política para comprar essa briga. Muitos foram os vai e vens, que culminaram na organização de 3 ENEGeAs, com número crescente de pessoas, que delinearam nossa linha de atuação: antes de se pensar em regulamentação e organização de um conselho de classe, é essencial se pensar nas bases do curso. Afinal, o que é o curso de Gestão Ambiental? Que profissionais ele forma? Que conhecimentos ele contém? Que visão de mundo ele busca? Essas dúvidas angustiam a muitos, e é em busca das respostas que foi organizado o I Fórum de Representantes do Curso de Gestão Ambiental, que, pela primeira vez, juntou coordenadores, estudantes e docentes do curso de Gestão Ambiental para pensar o curso.
Do Fórum, surgiu o esqueleto das diretrizes básicas do curso, suas áreas de conhecimento e as atribuições básicas do profissional. No entanto, não queremos diretrizes construídas por poucos e enxergamos a necessidade de ampliar nossa discussão para todo o território nacional. Sendo assim, nos encontramos em um momento único e muito fértil: possuímos uma Coordenação Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental (CONEGeA) com ampla participação de estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Brasília, São Paulo e Paraná; um Portal do ENEGeA pronto para ir ao ar para centralizar informações; a busca pela construção conjunta com professores e coordenadores dos cursos; e as discussões das diretrizes básicas sendo feitas em cada instituição. Como não se orgulhar de tão bonito rebento? Já engatinhamos, e hoje já estamos experimentando uns passos singelos e descompassados, mas que já nos levam até os biscoitos em cima da mesa. Precisamos agora nos atentar para não nos afogarmos nas espinhas da puberdade, nem retroceder a um “aborrescente” chato que faz demandas sentado no sofá. Se há um momento para nos organizar, é agora. Se há um momento para VOCÊ participar, é AGORA! Saia do sofá, e venha ver o Sol! Tenho certeza de que irá gostar...

André Biazoti (Guino)

2 comentários:

  1. Opa! É noiz "Queiroiz"!
    1 ano e meio depois da data da foto... eis que eu vejo a matéria! rs...
    Na foto... IV ENEGeA - Dourados/UFGD.
    Depois da foto já rolou V ENEGeA que foi sensacional.. (um dois melhores organizados até hoje! Parabéns pra galera Insittuto Federal do Sul de MInas (Inconfidentes/MG)).
    Que venha o VI ENEGeA! (Julho 2011)

    ResponderExcluir
  2. Esse movimento estudantil já começou lá em agosto/2005.... com o I ENEGeA...do I para o II ENEGeA (nov/2007) que a CONEGeA começou a tomar forma e se consolidou após o III ENEGeA (jul/2008).
    Mas pergunto..l que papel fez a UNICID nessa história? rs...

    ResponderExcluir