sábado, 13 de fevereiro de 2010

Criatividade e Educação

Enquanto intuito estabelecido, a Educação preza pela formação das pessoas, atuando na construção de valores culturais, políticos e sociais e sendo importante no delineamento do caráter pessoal e coletivo.
Ao compreendermos com maior profundidade o seu papel, notamos que a educação relaciona-se com a construção de paradigmas que podem estar sujeitos a diversos interesses e aspectos políticos de um país de forma a tornar o indivíduo predisposto a comportamentos já estipulados que muitas vezes não o incitam a criticar e participar de forma mais ativa no meio ao qual está inserido.
No sentido de estimular a crítica e a percepção dos indivíduos sobre a realidade que vive e não apenas formar uma massa sem diversidade intelectual, se percebe a relevância da criatividade e de redes de aprendizagem na construção social.
O encaixe aqui levantado é, pois, a visualização de que a educação que permite a interação estreita das idéias e dos pensamentos criativos com a formação dos indivíduos contempla diretamente a liberdade, abre para a educação o espaço para promover a estrutura de paradigmas mais complexos graças a participação da sociedade e avaliar paradigmas até então vistos como absolutos. Quando nos desvencilhamos da visão da suposta imobilidade de valores sociais, muitas vezes percebidos como confortáveis, estamos nos direcionando para o genuíno crescimento humano.
Na segunda semana de setembro, o CAGeA promoveu algumas atividades para estimular os estudantes a discutirem temas pertinentes a sua formação acadêmica e participarem na proposta de mudanças e enfrentamento de limitações. Dentre as atividades, a oficina de origami, cultura oriental de dobradura que surgiu no Japão (ori = dobrar, kami (gami) = papel), amparou uma sutil discussão sobre a importância da criatividade e seus desdobramentos em diversidade, crítica e percepção sobre a educação.
Com milhares de diagramas, o origami toma formatos impressionantes de animais e objetos que nos fazem pensar “Como alguém conseguiu pensar e fazer isso com um pedaço de papel?”, e, assim como tantas criações tecnológicas hoje presentes em nossas vidas, admiramos a capacidade humana manifestada pela concretização de idéias e buscamos, então, despertar para a necessidade evidente na aprendizagem dos indivíduos: a liberdade, o estímulo, e o aprimoramento de seus pensamentos e de sua criatividade.

Sara Ruiz Hirata (Kéro-tu)

Um comentário:

  1. que legal galera !! muito boa a iniciativa !!! vou mandar um texto pra próxima edição ! quando vai ser ?

    ResponderExcluir