domingo, 29 de maio de 2011

Marcha pela Liberdade de Expressão é realizada em diversos municípios

Por Rachel Trovarelli

Nas últimas semanas algumas cidades brasileiras sediaram a Marcha pela Liberdade de Expressão. A maior delas ocorreu no município de São Paulo e reuniu algo em torno de 4000 manifestantes. O vídeo a seguir traz algumas imagens e contextualiza essa manifestação.





No Paraná, aproximadamente 200 pessoas manifestaram (http://g1.globo.com/parana/noticia/2011/05/marcha-pela-liberdade-de-expressao-reune-centenas-de-pessoas-no-parana.html ).  Do mesmo porte, a manifestação ocorreu em Campinas (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/922339-marcha-pela-liberdade-de-expressao-acontece-em-campinas-sp.shtml.) .

Essa manifestação nasceu após o Ministério Público proibir a "Marcha pela Maconha." Essa marcha ocorreu, pelo menos, em Belo Horizonte e São Paulo e a polícia militar interviu de forma violenta para dispersar as manifestações. Revindicando o direito a liberdade de expressão, os organizadores dessa marcha convocaram todas as minorias para manifestar, entre elas os ciclistas, movimento GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis), movimento negro, movimento ambientalista, entre outros.

No contexto que o Brasil vive hoje, principalmente pela recente aprovação na Câmara dos Deputados do Novo Código Florestal Brasileiro e correntes, e sempre presentes, denúncias de corrupção nos governos, a marcha pela liberdade de expressão do povo surge num momento oportuno.

Muitas minorias sofrem diversos tipos de preconceitos e não são ouvidas. Independente da causa, a Marcha pela Liberdade de Expressão, está trazendo novo fôlego a esses movimentos, unindo-os e ganhando força.

Um cuidado é extremamente necessário. As fontes de informação, principalmente a mídia de massa, também não dá voz a esses grupos. É importante ter senso crítico ao ler as matérias divulgadas sobre as manifestações brasileiras.

A movimentação do povo é algo extremamente necessária numa democracia. Hoje em dia, é algo visto com descaso, com preconceitos. É um dever dos cidadãos se posicionarem e participarem na construção da democracia, de uma democracia participativa. Em relação a essa questão, sugiro este comentário de Paulo Freire:




Parabéns a todos os cidadãos que soltaram a voz nessa manifestação e continuam lutando por seus ideais e direitos e cumprindo seus deveres no Estado brasileiro.

Maiores informações sobre o movimento Marcha da Liberdade de Expressão pode ser obtida em http://www.marchadaliberdade.org/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário