domingo, 1 de maio de 2011

Estudantes, egresso e professores discutem ensino em Gestão Ambiental na ESALQ

Por Rachel Trovarelli

Aconteceu ontem e hoje (30 de abril e 1 de maio) o I Fórum Interno de Gestão Ambiental da ESALQ/USP. O principal objetivo do evento foi refletir o ensino no curso e chegar a um posicionamento a ser defendido pela ESALQ no II Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental, que será realizado na EACH entre os dias 11 e 14 de maio.

O evento contou com a participaçao de diversos professores do curso, entre eles Prof Thiago Romanelli, Prof Arquimedes, Profa Célia além de professores da coordenadoria do curso de Gestão Ambiental da ESALQ.

A metodologia utilzada no evento foi inclusiva e participativa, com a formação de GTs. Primeiramente, no sábado, aconteceu a mesa redonda "Refletindo a Gestão Ambiental", composta pela Profa Odaléia Queiroz e o Prof Luiz Carlos Estraviz. Como mediador, Renato Morgado, o Lesado, apresentou algumas reflexões que tem feito em seu projeto de mestrado que tem como temática o ensino superior em Gestão Ambiental.
Estudantes e professores discutindo ensino em um dos grupos de discussão.
Foto: Ronnie Peguim


Em seguida a dinâmica do evento seguiu a partir da idéia que deve-se construir a matriz curricular do curso pensando primeiramente qual é o modelo de desenvolvimento que queremos para entao, pensar-se a Gestão Ambiental. Após a conceituação do termo Gestão Ambiental,  pensou-se, através de diversos estudos de casos, competências e habilidades necessárias para esse profissional, utilizando como base o Projeto Pedagógico do curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP, a Carta do I Fórum de Egressos em Gestão Ambiental da ESALQ e a Carta do I Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental.

No domingo, as dicussões se iniciaram com a divisão das disciplinas obrigatórias em grandes áreas: Ciencias naturais, Ciencias humanas e Administração e disciplinas instrumentais. Os estudantes e professores presentes, divididos em grupos, respoderam as seguintes questões para cada disciplina:
- A área de conhecimento possui qual relação com a proposta de formação do curso?
- Qual a adequação/contextualizadação dos conteúdos e metodologias da disciplinas (da forma como é oferecida atualmente) em relação a proposta de formação do curso?
As respostas poderiam ser: muito alta, alta, baixa ou muito baixa.
- Quais sugestões para adequar/contextualizar os conteúdos e metodologias das disciplinas avaliadas?
- Existem áreas de conhecimento deste eixo de formação que possuem relação muito alta/alta com a proposta de formação que possuem relação alta/muito alta com a proposta de formação do curso e que estão ausentes no mesmo? Quais?

Após a dicussão de cada grande área, foi conversado sobre o processo de interdisciplinaridade entre as disciplinas e ficou claro durante todo o processo a necessidade de inclusão docente as discussões: " O aprimoramento do curso e a construção de uma visão interdisciplinar tem como pré requisito a participação ativa dos docentes. O diálogo entre os docentes é um desafio ainda maior numa estrutura como a da ESALQ na qual alguns professores nem se conhecem." diz Renato.

Para o Prof Romanelli, que leciona a disciplina Recursos Energéticos e Ambiente o evento foi "uma oportunidade muito válida para os alunos discutirem a qualidade do ensino que estão recebendo da instituição, alinhado com a observação que vem dos egressos e buscando auxiliar a estrutura do curso a essa adequação percebida. "

Para  a discente Amábile Sanchez "o evento foi muito rico e as discussões contribuiram para visualizarmos o profissional Gestor Ambiental,suas competências/habilidades e também como cada disciplina contribui para o desenvolvimento dessas habilidades.Outro ponto importante do evento foi voltar a questões básicas como a definição de Gestão Ambiental. Infelizmente a baixa adesão de professores e alunos não permitiu que essas discuções fossem tão  representativas quanto o CAGeA esperava, mas o espaço foi aberto e talvez essas discussões que surgiram sirvam de atrativo para aqueles que não compareceram."

Os encaminhamentos do evento serão dados pelo CAGeA através da formulação de uma carta como produto final. Esta carta irá ser amplamente divulgada aos estudantes e professores do curso e diversas propostas de encaminhamentos para as questões conflituosas do curso foram sugeridas.

Os representantes da ESALQ no Fórum Nacional de Ensino em Gestão Ambiental serão a Profa Odaléia Queiroz, coordenadora do curso, um outro professor ainda não confirmado e as discentes Ariane Ramalho (Baralho) e Gabriela Mendonça (D-Graça).

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