sábado, 17 de abril de 2010

PLANO DIRETOR SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ”



Por Paulo Lattari

O Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus "Luiz de Queiroz" é um modelo de gestão que emergiu da iniciativa da própria comunidade do campus no ano de 2005. Tem o propósito de traçar diretrizes para ações de sustentabilidade no Campus e firmar o compromisso institucional para o enfrentamento de diversas questões relacionadas, por exemplo, a produção e disposição de resíduos, uso e conservação da água, uso, ocupação e conservação do solo, emissão e seqüestro de carbono, dentre outras.
O Plano está na sua fase final de elaboração, com previsão de entrega de sua terceira e última etapa no presente semestre, visando a sua posterior implementação. A construção do Plano foi realizada de maneira participativa envolvendo a comunidade em todas as suas etapas.
A estrutura estabelecida para desenvolver o Plano Diretor foi a criação de 6 Grupos de Trabalho (GTs), onde os temas foram: “Uso do Solo”, “Água”, “Resíduos”, “Fauna”, “Carbono”, “Percepção e Educação Ambiental” e “Normatização e Certificação Ambiental”. Para garantir o caráter participativo foi criado um Núcleo Gestor, com representantes de todos envolvidos, cuja função é centralizar as informações e estabelecer alguns critérios a serem seguidos pelos GTs (como prazos e cronogramas). É importante ressaltar que toda essa estrutura se comporta como uma rede, sendo a informação trocada por diversos canais de comunicação entre os Grupos, o Núcleo Gestor e comunidade do campus.
Na primeira etapa, concluída em setembro de 2006, foi realizado por cada GT, um grande diagnóstico das diferentes questões socioambientais com as quais o Campus como um todo se relacionava. Com o diagnóstico em mãos, a segunda etapa teve como objetivo elaborar e ordenar diretrizes necessárias para uma efetiva política de sustentabilidade para o campus.
Esta segunda etapa culminou com a criação de um fluxograma que forneceu uma visualização gráfica das diretrizes levantadas por cada grupo de trabalho e a forma como elas se relacionam entre si. A intenção deste fluxograma é, portanto, apresentar à comunidade a idéia de que todas as ações socioambientais no Campus, independentemente do seu foco, estão de alguma forma relacionada com as demais ações, e que as organizando torna-se possível criar uma ordem de prioridades e ações. Assim, já se tem hoje muito bem definida a ordem lógica que devemos seguir a fim de executar todas diretrizes criadas pelos GTs.
A terceira e última etapa da construção do Plano buscou elaborar um Modelo de Gestão que forneça instrumentos necessários a implementação de suas ações e consolide sua inserção no organograma administrativo do Campus, visando seu enraizamento junto à pesquisa, ensino e extensão.
O diferencial desta iniciativa é que valoriza não apenas o resultado, mas e principalmente o processo de construção e gestão participativa, que inclue o tripé básico da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.
É importante que a comunidade fique atenta e participe da implementação do plano bem como auxilie na sua revisão. Espera-se que esta iniciativa pioneira dentro da nossa Universidade possa construir um campus com espaços mais adequados do ponto de vista social e ambiental e que sirva de modelo de gestão para os demais campi da USP e outras instituições.

Missão do Plano:

Firmar o compromisso socioambiental da Universidade a fim de contribuir com a sustentabilidade e a formação de cidadãos comprometidos com essa missão.

Objetivos:

• Fortalecer a integração das ações socioambientais do campus;
• Orientar a gestão e uma política socioambiental do campus;
• Ser referência de sustentabilidade;
• Estimular a pesquisa, ensino e extensão comprometidos com a sustentabilidade socioambiental;
• Tornar o plano um mecanismo institucional para a articulação da comunidade perante às questões socioambientais.

Visão:
Tornar o campus Luiz de Queiroz” referência nacional em gestão socioambiental de campus universitário, no prazo de 10 anos.
Para saber mais acesse o relatório final completo em:

http://www.esalq.usp.br/instituicao/docs/plano_diretor_socioambiental.pdf
Secretaria Executiva do Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz”

Contato
planod@esalq.usp.br
Telefones: 3429-4051/ 3417-2102

Nenhum comentário:

Postar um comentário