segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boas festas - Equipe O marreco

O movimento de translação do planeta que habitamos nos convida, em seu reencontro com o ponto inicial - que nós como sociedade ocidental definimos, a refletir sobre o tempo que passou e aquele que está por vir. É sobre esse solo reflexivo que a Equipe do O Marreco exterioriza alguns pensamentos e desejos sobre o ano que passou e esse novo que se iniciará em poucos dias.
 A sociedade em que estamos inseridos tem apresentado sua face perversa cotidianamente. Os bens naturais sendo consumidos vorazmente; a degradação humana; a desestruturação da política e seus instrumentos; as crianças sem alimentação; os idosos sem perspectivas; os portadores de necessidades especiais com seus atendimentos restritos; essas e tantas outras perversidades desse modelo civilizatório pesam sobre o bem viver da humanidade. Todavia, não há somente a face perversa, há também a face bela da sociedade e do mundo. A beleza da solidariedade entre as pessoas que insistem em não aceitar o mundo da forma que está estruturado; dos que se envolvem na política objetivando construir uma sociedade mais igualitária; das pessoas que buscam a harmonia entre o interior e o exterior respeitando o próximo; dos que participam dos movimentos sociais criticamente; a beleza das coisas com significado próprio, como o céu, as águas, o mar, os pássaros e flores, árvores e insetos, das relações equilibradas da natureza e dos seus fenômenos naturais.
 É nessa sociedade em que há perversidades e belezas, que há tempo para fazer coisas. Tempo para refletir e agir e refletir continuamente, buscando a harmonia e igualdade entre os que habitam a Terra. A reflexão necessária para superar o maniqueísmo reducionista e a ação para desconstruir e construir continuamente uma sociedade que considere os limites do ambiente e a diversidade dos povos, agindo democraticamente dentro das possibilidades da representatividade e da participação direta.
 Dentro desse mundo nós da equipe O Marreco, desejamos que o ano de 2012, esse novo ciclo que se inicia, tão importante como tantos outros, seja repleto de reflexões e ações que sigam eticamente na direção de uma sociedade melhor.
 Voltaremos atualizar esse espaço no dia 9 de janeiro. Aproveitamos para convidar a todos para enviar seus textos, fotos, poesias ou qualquer outro material para o email omarreco@yahoo.com para que nós possamos publicar nesse espaço virtual ou na edição impressa.
 Desejamos que o descanso seja relaxantemente produtivo.
Boas festas.
Equipe O Marreco
E o mundo continua sendo transformado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário