domingo, 5 de junho de 2011

O Dia do Meio Ambiente: é pra rir ou pra chorar?

Por Rachel Trovarelli

O dia 5 de junho,hoje, é, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas durante a abertura da Conferencia de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm)  a celebração deste dia catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

"Os principais objetivos das comemorações são:


1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. " (http://www.ipc-undp.org/dmma/evento.htm)
 
Em 2011, o tema deste dia comemorativo é o serviço às florestas.
 
Diante desse contexto, começo meu desabafo.
 
O Meio Ambiente, na minha percepção, é para a maioria das pessoas as plantinhas e os animais. Meio Ambiente é cachoeira, rios, florestas, montanha, a vida selvagem... e apenas isso. Afinal é assim que essa temática aparece na grande mídia.
 
Muitas pessoas que eu conheço, e acredito que muitas que eu não conheço, expressam que meio ambiente é a natureza. Raramente alguém considera meio ambiente o lugar em que vivemos e quase ninguém enxerga nós, seres humanos, como parte do meio ambiente.
 
E acho que esse é um dos motivos de tanto descaso com o meio em que vivemos, o meio ambiente. É por isso que o desenvolvimento ( consideremos desenvolvimento como a maioria das pessoas consideram: o desenvolvimento econômico ) não enxerga e muito menos valoriza o ambiente. Agem como se cidade fosse oposto de meio ambiente, considerando, por exemplo, o rio que passa pela cidade apenas o melhor local para descartar o esgoto gerado pelas pessoas que vivem no município.
 
Meio ambiente para essas pessoas, é o sítio, a montanha, que vão aos finais de semana. Nem a praia é mais meio ambiente ou natureza, afinal está sempre lotada de pessoas, lixo, vendas, agitação..
 
Como podemos comemorar o dia do meio ambiente, a serviço das florestas, em um país que acaba de aprovar na Câmara dos Deputados alterações no Código Florestal Brasileiro que ameaçam a vida?
 
Como podemos comemorar o dia do meio ambiente, num país que acaba de aprovar a construção da mega usina hidroelétrica de Belo Monte, no norte do país, com impactos imensuráveis a vida animal (inclui-se a vida humana) e a vida vegetal?
 
Isso sem contar, o aumento no desmatamento na Amazônia, o desmatamento no Cerrado, a poluição nos rios, no solo, no ar...
 
Ao meu ver, não há muitas coisas a serem comemoradas no Dia do Meio Ambiente no Brasil. Há muita pressão ainda a ser feita aos governantes, vide este grupo que organizou nesse final de semana uma grande manifestação nacional contra a aprovação das alterações no Código Florestal Brasileiro pela Camara dos Deputados e o licenciamento ambiental a construção da usina Belo Monte pelo IBAMA. http://todoscontraonovocodigo.blogspot.com/2011/05/este-blog-e-para-organizarmos-uma.html?spref=fb e http://minutonoticias.com.br/ativistas-fazem-passeata-contra-usina-de-belo-monte-e-o-codigo-florestal .
 
Acredito que enquanto a massa de seres humanos não se considerar parte do meio ambiente e não reconhecer que sua existência depende deste meio que degradam, não há motivos para comemorações, apenas muito trabalho a fazer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário