quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O CV é NOSSO!

Por Rachel Trovarelli

Ontem, dia 26 de outubro, o grupo de estágio PET-Ecologia realizou no CV, entre outras atividades, uma amostra de curtas, oferecido pelo ministério do meio ambiente.

Pra quem não é da ESALQ, ou não está familiarizado com essa sigla, CV, vou contar um pouquinho da história deste lugar. CV, significa Centro de Vivências. É um espaço na ESALQ, onde há a alguns anos os estudantes realizavam as atividades de interesse, fossem eventos culturais, palestras ou baladas. Devido a uma política de repreensão da universidade, este espaço dos estudantes foi fechado e recentemente conseguimos através de diplomacia, manifestações e trabalhos nos centros acadêmicos a reabertura deste local.

Porém, desde que foi aberto ( menos de 1 ano ), o CV abrigava algumas reuniões esporádicas, algumas exposições pontuais ou uma ou outra atividade de centros acadêmicos. Era chavão entre os alunos, dizer: Época boa, era a do CV... ou coisas do tipo. Eu, infelizmente, não peguei essa fase, porém as histórias realmente me fazem acreditar que era um local exclusivamente dos estudantes e tínhamos autonomia para destinar as atividades e rumos do espaço.

Ontem, foi a primeira vez que vi o CV lotado. Após a exibição de curtas, o PET-Ecologia fez um encerramento com apresentações de bandas. A energia era intensa. A felicidade das pessoas presentes, principalmente as mais velhas na escola, era evidente. Uma energia contagiante. Simplesmente alegria de ver o CV, lotado, com música rolando. Devido as repreensões e novas regras impostas pela universidade, pra matar a sede, suquinho. Mas ficou a sede de quero mais. Não quero suco ou cerveja, quero a sede.

Sede de lutar pelos nosso ideais. Sede de organização, diversão e integração entre os estudantes. É se sentir vivo, vibrando, buscando as melhorias que queremos. Ter o CV de volta, parece significar mexer com o brio do esalqueano. Independente de quaisquer diferenças, somos estudantes e temos interesse de construir uma universidade mais democrática e participativa. O CV é algo que une a todos, traz força aos estudantes.

O pontapé inicial foi dado. Vamos unir o Centros Acadêmicos e outros grupos de estudantes organizados para realizar as mais diversas atividades no Centro de Vivências. Dar realmente significado ao nome do espaço. Transformar o CV, literalmente em um Centro de Vivências. Cabe apenas a nós, estudantes. Afinal, o CV é NOSSO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário