sábado, 7 de agosto de 2010

Entre discussões e desentendimentos, avanços.

Por Rachel Trovarelli

“A cidadania planetária vem de dentro, do coração e da mente, da ligação profunda com a mãe Terra”. Moacir Gadotti

Aconteceu de 20 a 24 de julho de 2010 o V ENEGeA, na cidade de Inconfidentes-MG. O evento contou com cerca de 150 estudantes de diversas instituições do centro-oeste e sudeste, entre elas: ESALQ (USP - Piracicaba), EACH (USP - São Paulo), UFGD (MS - Dourados), UFSCAR (São Carlos), SENAC (SP), UnB (Brasília), IFSM (sede, Inconfidentes), PUC MG, PUC SP, UNICOR e CEFETE (Rio de Janeiro).

O Evento contou com diversas palestras e espaços de discussões específicas, além de confraternizações culturais, churrasco e balada.

Breve Histórico

O I ENEGeA surgiu em Piracicaba, na ESALQ, conhecida entre os estudantes como o berço dos movimentos da Gestão Ambiental. Este evento foi realizado juntamente com o SIGA (Seminário para Interação da Gestão Ambiental), que se trata de um evento temático que ocorre na ESALQ com diversas palestras e mesas redondas.

O II ENEGeA, também ocorreu em Piracicaba. Nessa época surgiu o COBAM, conselho brasileiro de ambientalistas, formado por ecólogos, gestores ambientais e paisagistas. O encontro contou com poucos participantes, porém todos muito engajados. Estes estudantes não concordaram com esse conselho e surgiram dois movimentos de reação: a ANAGeA e a ABRAGeA.

Já o III ENEGeA, ocorreu em Matinhos, na UFPR-Litoral. Houve então, a percepção da pluralidade dos cursos de Gestão Ambiental e surgiu a busca por uma identidade minimamente comum. Deste evento, surgiu o encaminhamento de criação de um Fórum para discutir essa identidade do curso, com professores e estudantes. O I Fórum de Representantes Discentes ocorreu novamente em Piracicaba, na ESALQ.

O IV ENEGeA, ocorreu no Mato Grosso do Sul, em Dourados na UFGD. O evento contou com aproximadamente 200 estudantes. Os Grupos de Trabalho (GTs) se focaram em entrar em contato com outras instituições principalmente do norte e nordeste e formar a nova galera que participava do evento. Formou-se então, 2 GTs: um de comunicação e outro para elaborar o II Fórum de Representantes Discentes que seria em Brasília, na UnB.

O II Fórum de Representantes Discentes não foi realizado devido a problemas de comunicação entre a CONEGeA (conselho nacional dos estudantes de Gestão Ambiental) e o pessoal organizador da UnB. Depois de muitos desgastes e desentendimentos, a UnB desiste de sediar o II Fórum de Representantes Discentes.

O V ENEGeA

O V ENEGeA contou com uma programação recheada de palestras sobre políticas públicas, o curso de Gestão Ambiental da IFSM, a luta pela sustentabilidade entre outras. Diversas opções de mini-cursos e muitos espaços para discussão dos GTs: a) fundamentos do ENEGeA e b) institucionalização da CONEGeA.

A plenária final do evento votou item por item dos princípios do ENEGeA e a institucionalização da CONEGeA. Ao final, chegou-se a um primeiro corpo de texto e a um início de estatuto. Pessoas que se disponibilizaram a representar sua instituições, estarão melhorando tanto os fundamentos como o estatuto para votação final no próximo ENEGeA.

Foi deliberado que cada Centro Acadêmico ali representado, deveria eleger até setembro 3 representantes para a CONEGeA.

Ainda na plenária final, foi votado que o próximo Encontro Nacional dos Estudantes de Gestão Ambiental ocorrerá em Três Corações na UNICOR, o II Fórum de Representantes Discentes ocorrerá em São Paulo na EACH e o surgimento de um novo evento: o InterGeA ou OrGeA que será um campeonato de esportes e gincanas entre as instituições de Gestão Ambiental. A primeira edição será sediada por São Carlos, na UFSCAR.

Fotos do evento estão disponíveis neste blog, do lado esquerdo abaixo do painel de edições.

Para saber mais, acesse www.enegea.org ou então entre em contato com o CAGeA através do email: pataki_patakola@yahoogrupos.com.br . Se houver sugestões de aprofundamento sobre o assunto, escreva para omarreco@yahoo.com .


Um comentário: