domingo, 11 de setembro de 2011

A previsão do tempo

Por Rachel Trovarelli

Quando era criança. sempre achei a frase "tempo é dinheiro" incompreensível. Ora, tempo é tempo e dinheiro é dinheiro. Mas quando cresci um pouco, logo compreendi o significado por tras desse ditado.

A eficiencia e a eficácia tão cobiçada e cobrada por todos, as "máquinas trabalhando a todo vapor", resultados a serem atingidos, metas, objetivos, rendimento, prazos, trabalho, pressa, disputa, competitividade, compra e venda, stress... a lista parece ser interminável. E talvez, essas palavras estejam entre as mais faladas pelas pessoas atualmente no Brasil e no mundo. E quando entendi e percebi isso, compreendi o porquê tempo é dinheiro.

"Tempo é dinheiro" em uma sociedade de disputas e de desigualdades. "Tempo é dinheiro" pode ser subtituído por "lute pela sua sobrevivência", ou algo como "só os mais fortes sobrevivem". Mas bom, então é importante sabermos como medir nosso tempo, certo? Ah, esta é fácil, utilizamos o calendário gregoriano.

A palavra calendário, do grego, significa sistema de pagamento de contas. Isso quer dizer que medimos nosso tempo de acordo com o sistema tributário! Brilhante idéia não é? O tempo começou a ser contado na Grécia antiga para sistemarizar as contribuições das pessoas aos governos, e parece que, mais do que nunca este nome ainda é adequado.

Ah, o tempo. Algo muda pra vc do dia 31 de dezembro pro dia 1 de janeiro? (Esqueça as festas e o shows de virada de ano) E de 2010 para 2011? E de 28 de fevereiro pra 1 de março? A contagem de tempo é uma crença, é artificial.

Na Roma antiga, Júlio Cezar, importante imperador romano, adicionou no calendário o mês de Julho, em sua própria homenagem. O imperador que o suscedeu, Augusto, não quis ficar pra tras, e assim nasceu o mês de Agosto. Ambros com 31 dias, para que não houvesse sentimento de inferioriadade por nenhum deles.

Mas, existe um tempo natural, não? As pessoas envelhecem, as mulheres menstruam, as folhas caem das árvores, as estrelas mudam de lugar, o coração pulsa... É o bioritmo natural terrestre.

Hoje, pra mim, tempo é riqueza. É o momento que posso fazer o que quiser. O momento presente que em instantes será passado e que a pouco era o futuro.  Meu tempo é muitíssimo precioso, é o momento que tenho pra ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário