Por Antonio Rodrigues de Oliveira
Associação dos Moradores de Monte Alegre
Assembléia Popular
Sou formada de h2o, vivo me transformando em vapor, gelo e liquido.
Quando estou na forma de vapor sou nuvem; quando gelo sou solido, faço parte das calotas polares e grandes altitudes nos picos das montanhas, é muito comum eu estar em forma de cubos nas forminhas das geladeiras; mato a sede dos seres vivos, faço crescer as plantas, quando estou na forma liquida, sou os rios, oceanos , nascentes, vertentes, córregos cachoeiras, lagos, sou chuva.
Não bastando estas minhas características, estou também presente no progresso do homem e nas suas invenções, nos seus acertos e erros, na alegria e na dor.
No progresso do homem estou presente em quase todos os processos; estou na comida, nos transportes, maquinas e no seu cotidiano.
Mas com todas estas minhas formas de existência não estou sendo levada a serio pela raça humana. Usam - me nos inumeráveis processos industriais, misturando-me a dejetos, em seguida sou despejada em canais de esgotos, que vão para os rios e mares, comprometendo lençóis freáticos e aqüíferos, comprometendo não só o homem mas também o ecossistema do nosso planeta.
Depois de milênios me usando de forma errada, finalmente o homem resolveu cuidar melhor da natureza e reverter o processo destrutivo , aprimorando medidas sócio –ambientais.
Contudo existem aqueles que querem levar vantagem e arrumam subterfúgios no intuito de serem os defensores da natureza, degradam matas ciliares e tentam construir sobre as nascentes, estações de tratamento de esgotos, como aconteceu no bairro monte-alegre.
Como vocês já devem ter deduzido, eu sou a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário